Refrescando el Verano del Peru

Domingo de Ramos con Maria 2018

Domingo de Ramos con Maria 2018
Domingo de palmas con Maria 2018

sábado, 20 de julio de 2013

Em carro aberto, Papa desfilará pelo Centro do Rio na segunda feira - JMJ Rio 2013

 
Em carro aberto, Papa desfilará pelo Centro do Rio na segunda feira

Renato Onofre (Email · Facebook · Twitter)

Publicado:19/07/13 - 16h57

RIO — A prefeitura do Rio divulgou, na tarde desta sexta-feira, o novo roteiro do Papa Francisco depois do desembarque na Base Aérea do Galeão, prevista para às 16h de segunda-feira. Agora, o Pontífice desfilará em carro aberto pelas principais ruas do Centro da cidade. A alteração na agenda foi publicada hoje, com exclusividade, na coluna do Ancelmo Gois, no GLOBO. A partir da meia-noite de domingo será implantado um esquema especial de trânsito com pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres e transporte público. Será o primeiro contato do Papa com o público brasileiro antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Depois de ser recebido pela presidente Dilma Rousseff e outras autoridades ainda na pista da base aérea, o Papa Francisco seguirá em carro fechado até a Catedral Metropolitana. De lá, Sua Santidade seguirá em carro aberto a partir das 17h até o Theatro Municipal, passando pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal.
A operação tem inicio a meia-noite da segunda-feira, com a proibição de estacionamento nas vias do Centro. A partir das 15h não será mais possível o acesso a veículos nas avenidas República do Chile, Almirante Barroso, Rio Branco, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Treze de Maio e na pista lateral da Presidente Vargas a partir da Avenida Passos até a Avenida Rio Branco, sentido Candelária. As ruas Araújo Porto Alegre, Manoel de Carvalho, Senador Dantas, Lélio Gama, Evaristo da Veiga, México (a partir da Rua Santa Luzia), Arcos e Assembleia também serão interditadas.
Há também interdição parcial na rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco; na Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco; e na Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha. Quinze minutos antes da saída do Papa da Catedral, prevista para às 17h, a Avenida República do Paraguai será bloqueada nos dois sentidos tanto para carros quanto para o público.
Em Laranjeiras, onde cerca de 650 autoridades e convidados estarão esperando o Pontífice no Palácio Guanabara, a circulação de veículos estará proibida nos dois sentidos da Rua Pinheiro Machado. O Túnel Santa Bárbara também será fechado no sentido Zona Sul. Também estarão fechados o Viaduto Engenheiro Noronha, o Elevado 31 de março, sentido Zona Sul. o acesso ao público também será restrito. Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.
Toda a operação de trânsito contará com 380 agentes da Guarda Municipal, da SMTR e controladores da CET-RIO. Serão empregados também 45 veículos operacionais e 50 motocicletas para monitoramento de toda a área em que eventos estarão ocorrendo e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Painéis de mensagens fixos e móveis informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.
O Centro de Operações do Rio irá monitorar toda a Cidade com câmeras, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios em todo o trajeto. A prefeitura pede que a população opte pelo transporte público.
JMJ deve atrair 2 milhões de turistas ao Rio, diz Ministério do Turismo.
 
Renato Onofre (Email · Facebook · Twitter)

Leia mais sobre esse assunto em
http://oglobo.globo.com/rio/em-carro-aberto-papa-desfilara-pelo-centro-do-rio-na-segunda-feira-9102443#ixzz2ZaWn4mP3